top of page

Aulas 

A aula principal, também conhecida como aula em épocas, acontece nas primeiras duas horas da manhã. Este momento foi desenvolvido para permitir o aprofundamento nos conteúdos. Enquanto as crianças estão mergulhadas durante quatro semanas em uma época específica, outros conteúdos estão adormecidos dentro delas, sendo assim melhor assimilados pelo intelecto. Essa "respiração" que alterna concentração/aprofundamento com expansão/esquecimento, permeia todo o processo de aprendizado sendo um dos pilares desta pedagogia. O dia segue depois do recreio com as aulas complementares, são elas:

Música

 

A música e o canto são parte da alma de uma escola Waldorf. Na Educação Infantil os alunos têm a vivência do kântele e das cantigas. Quando passam para o 1° ano, continuam a cantar e começam a tocar flauta doce, que os acompanha durante todo o Ensino Fundamental.
A partir do 5° ano os alunos podem ingressar na orquestra da escola tocando o instrumento com o qual tenham mais afinidade. 

Aquarela

 

Nos três primeiros anos do ensino fundamental, o trabalho com aquarela é voltado para a vivência de cores. A partir do quarto ano, a forma começa a compor o trabalho de pintura. A intenção é que as crianças vivenciem a cor, e não a forma. Segundo Goethe, as cores possuem qualidades capazes de proporcionar vivências emocionais e é esta a intenção no trabalho com a aquarela. Antes de dominar a técnica, busca-se a vivência do sentimento causado pelas cores. A criança é convidada a brincar com as cores. O sentido lúdico é motivado pelos contos que introduzem a atividade oferecida.

Trabalhos Manuais

 

Rudolf Steiner atribuía a maior importância ao fato de “a criança saber que tem mãos para trabalhar”. Esta atividade acompanha as crianças desde a tenra idade no jardim de infância, mas é no ensino fundamental onde, através de um currículo primoroso, as crianças podem desenvolver a motricidade fina, o raciocínio lógico, criatividade e sociabilidade. Nesse processo ela desenvolve atitudes de autoconfiança, responsabilidade, perseverança, independência e concentração. 

Jardinagem

 

Numa época em que se repensa todo cuidado com a natureza, e se reforçam hábitos mais sustentáveis na sociedade, não poderia ser mais natural trazer essas práticas ao dia a dia das crianças.Na pedagogia waldorf, a jardinagem faz parte do currículo. Através do contato com a natureza se ensinam conhecimentos práticas sobre terra, plantas e frutos e também conteúdos profundos como o ciclo da vida e a importância de ele ser cuidado.

bottom of page