Sobre
Nossa iniciativa começou com a união de pais e amigos interessados na criação de uma escola Waldorf rural, no final do ano de 2011. Um grupo de educadores formados em Pedagogia Waldorf, agricultores ecológicos, ambientalistas e artistas. Éramos oito famílias dedicadas a um sonho de realização. Hoje somos cerca de 35 famílias, em torno de 50 crianças e a escola ocupa um belo sítio alugado, onde funcionam turmas de Jardim de Infância e do Ensino Fundamental. Somos legalizados e federados, ou seja, reconhecidos pela Secretaria Municipal de educação e pela Federação de Escolas Waldorf do Brasil.
Em nossa escola, educadores, pais, mães, amigos, comunidade, buscam pensar juntos, construir juntos, administrar juntos e todos nós nos nutrimos de nossas colheitas!
Nós, pais da escola, nos empenhamos diariamente em desenvolver a infra estrutura e a gestão da escola para oferecer um espaço de educação formal como também um espaço de convivência comunitária, transformando esse convívio em ações produtivas para todos.
Somos um grupo participante do desenvolvimento da região em busca de pessoas e entidades que queiram aderir a esse movimento de forma positiva.
Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.
Rudolf Steiner
sobre a pedagogia Waldorf...
A Pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, na Alemanha. Distinguindo-se desde o início por ideais e métodos pedagógicos até hoje revolucionários, apesar de já estar prestes a fazer 100 anos. Hoje conta com mais de 1.000 escolas no mundo inteiro.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu que leva em conta as diferentes características das crianças e suas fases de desenvolvimento.
É uma pedagogia holística em um dos mais amplos sentidos que se pode dar a essa palavra quando aplicada ao ser humano e à sua educação. De fato, ele é encarado do ponto de vista físico, anímico e espiritual, e o desabrochar progressivo desses três constituintes de sua organização é abordado diretamente na pedagogia. Assim, cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente todas as aulas; o sentir por meio de abordagem artística constante em todas as matérias; o pensar vai sendo cultivado desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio. O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino.
(fonte: sociedade antroposófica)